HOME > CIÊNCIA E SAÚDE > 5 hábitos que prejudicam nossa saúde bucal
5 hábitos que prejudicam nossa saúde bucal

5 hábitos que prejudicam nossa saúde bucal

Você já deve ter ouvido falar que o sorriso é o nosso cartão de visita. Mas alguns hábitos corriqueiros podem interferir em nossa saúde bucal e afetá-lo. Preservar o esmalte dental, que é o tecido mais duro do nosso corpo, é fundamental para manter um sorriso bonito e saudável. Deve-se ter a clareza que os males e danos aos nossos dentes são causados inicialmente por nós mesmos, seja pela falta de tratamentos odontológicos preventivos ou por má higiene bucal ou por maus hábitos. Confira alguns hábitos que fazem mal aos dentes:

Roer as unhas:
hábito muito comum que, além de não ser higiênico e causar feridas nos dedos, traz sérias consequências para os dentes. Pode causar lascas e trincas no esmalte. Também lesões virais, bactericidas, infecções no sistema digestivo e em outras partes da boca. Abaixo da unha ficam germes e bactérias que podem se alojar na boca e causam inclusive o mau hálito. Interfere também na alteração de posicionamento dos dentes, causando má oclusão, dentes tortos e desalinhados.

Consumir refrigerantes, sucos industrializados e alimentos ácidos:
Podem causar aftas e erosões dentais, desgaste do esmalte e da dentina, deixando os dentes mais expostos e sensíveis. Além disso, esses alimentos contam com grande quantidade de açúcar, que podem levar a cáries e manchas nos dentes.

Fumar:
além de afetar a saúde geral do indivíduo, na boca o cigarro pode causar manchas dentais, doenças gengivais levando à queda dos dentes, câncer bucal e da garganta, mau hálito. O cigarro libera toxinas que prejudicam a circulação nas gengivas e enfraquecem os dentes. O fumante tem maior tendência de perda precoce dos dentes.

Usar os dentes como ferramentas:
Hábitos como destampar garrafas, frascos, cortar fios ou fita adesiva, morder lápis ou caneta geram fissuras invisíveis que podem levar a uma fratura em pouco tempo, além de aumento da sensibilidade.

Escovar os dentes logo após comer:
Ao ingerirmos alimentos como batata frita, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos cítricos, que são ácidos, provocamos uma perda de cálcio do esmalte, deixando o dente enfraquecido. Recomenda-se então escovar os dentes 20 a 30 minutos após as refeições, para que os ácidos sejam neutralizados e o cálcio presente na saliva volte a se prender ao esmalte.

Existem muitos outros hábitos nocivos. Fique atento, se tem alguns deles, faça um esforço para evitá-los e não repetí-los. Os maus hábitos podem ser corrigidos e dessa forma você preserva seus dentes e seu sorriso. Consulte sempre o cirurgião dentista para orientações e tratamentos corretos desses males.

Fonte: Yahoo / Foto: Internet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas