HOME > DESTAQUES > Abafamento, calor de 39°C e chuva; confira a previsão para esta terça-feira no RS
Abafamento, calor de 39°C e chuva; confira a previsão para esta terça-feira no RS

Abafamento, calor de 39°C e chuva; confira a previsão para esta terça-feira no RS

Após registrar a tarde mais quente da primavera no Rio Grande do Sul na segunda-feira (10) — com os termômetros alcançando 36,6°C em Uruguaiana —, o Estado deve ter novamente o predomínio do calor nesta terça-feira (11). Os ventos que sopram do quadrante norte trazem um ar mais quente e seco do interior do país e favorecem ainda mais o aumento das temperaturas.

Os valores mais altos são esperados na Região Metropolitana, onde os termômetros vão se aproximar de 40°C. A máxima deve ocorrer em Alvorada, com 39°C.

À tarde, de acordo com a Somar Meteorologia, a umidade relativa do ar fica baixa em todo o RS, especialmente nas regiões centrais e no oeste gaúcho. À noite, porém, uma frente fria chega ao sul gaúcho e provoca pancadas de chuva em toda a faixa que faz fronteira com o Uruguai. Devido ao choque entre a massa de ar quente que já atua no Estado e o ar frio que chega com a frente fria, o risco para temporal com granizo e ventania é maior. 

Chuva se espalha pelo Estado na quarta

Na quarta-feira (12), a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e, reforçada por um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a umidade que sopram da Amazônia, volta a espalhar chuva por todo o Estado. Há risco para temporais acompanhado por descargas elétricas, granizo e fortes rajadas de vento. 

No centro-sul gaúcho, o dia fica mais fechado e com chuva durante a maior parte do dia. As temperaturas apresentam uma leve queda em relação ao dia anterior, mas a sensação ainda é de abafamento. Já no centro-norte, as temperaturas permanecem bastante elevadas à tarde e a chuva ocorre em forma de pancada entre a tarde e a noite, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. Os maiores volumes de chuva se concentram entre a região da Campanha e da Fronteira Oeste gaúcha.

Em Santiago: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 36°C

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas