HOME > TECNOLOGIA > Aeronave elétrica do criador do Google voa praticamente sem barulho
Aeronave elétrica do criador do Google voa praticamente sem barulho

Aeronave elétrica do criador do Google voa praticamente sem barulho

Já imaginou uma aeronave capaz de voar e pousar em qualquer lugar praticamente sem fazer barulho? É um veículo elétrico digno de James Bond que a startup de aviação Kitty Hawk apresenta com o nome de Heaviside, um avião que pode percorrer até 160 quilômetros. Com foco nessa facilidade de uso, o HVSD é uma homenagem ao importante físico e engenheiro elétrico inglês Oliver Heaviside.

O HVSD é um avião de alto desempenho para um piloto sozinho, capaz de decolar e pousar verticalmente (VTOL), de acordo com o site da Kitty Hawk. A startup afirma ainda que o sistema de propulsão elétrico da embarcação, com formato aerodinâmico, o torna “aproximadamente 100 vezes mais silencioso do que um helicóptero comum”.

Enquanto estiver no ar, o veículo emite apenas 38 decibéis, o que o faz tão silencioso quanto um riacho. A título de comparação, um helicóptero tradicional, na mesma altitude, produz cerca de 80 decibéis, o que é quase o mesmo som de um caminhão em movimento.

De acordo com Kitty Hawk, a aeronave elétrica pode percorrer os 88 quilômetros (55 milhas) entre San Jose e San Francisco, nos Estados Unidos, em apenas 15 minutos. Para a viagem, o veículo utiliza menos da metade da energia de um carro — trajeto esse que de carro seria feito mais de uma hora.

O Heaviside é um impressionante avanço para a startup, criada pelo co-fundador do Google, Larry Page, e presidida pelo “pai” do carro autônomo do Google, o CEO Sebastian Thrun, professor de Ciência da Computação na Universidade de Stanford.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas