Portal Verdes Pampas

Aeronave elétrica do criador do Google voa praticamente sem barulho

Já imaginou uma aeronave capaz de voar e pousar em qualquer lugar praticamente sem fazer barulho? É um veículo elétrico digno de James Bond que a startup de aviação Kitty Hawk apresenta com o nome de Heaviside, um avião que pode percorrer até 160 quilômetros. Com foco nessa facilidade de uso, o HVSD é uma homenagem ao importante físico e engenheiro elétrico inglês Oliver Heaviside.

O HVSD é um avião de alto desempenho para um piloto sozinho, capaz de decolar e pousar verticalmente (VTOL), de acordo com o site da Kitty Hawk. A startup afirma ainda que o sistema de propulsão elétrico da embarcação, com formato aerodinâmico, o torna “aproximadamente 100 vezes mais silencioso do que um helicóptero comum”.

Enquanto estiver no ar, o veículo emite apenas 38 decibéis, o que o faz tão silencioso quanto um riacho. A título de comparação, um helicóptero tradicional, na mesma altitude, produz cerca de 80 decibéis, o que é quase o mesmo som de um caminhão em movimento.

De acordo com Kitty Hawk, a aeronave elétrica pode percorrer os 88 quilômetros (55 milhas) entre San Jose e San Francisco, nos Estados Unidos, em apenas 15 minutos. Para a viagem, o veículo utiliza menos da metade da energia de um carro — trajeto esse que de carro seria feito mais de uma hora.

O Heaviside é um impressionante avanço para a startup, criada pelo co-fundador do Google, Larry Page, e presidida pelo “pai” do carro autônomo do Google, o CEO Sebastian Thrun, professor de Ciência da Computação na Universidade de Stanford.