HOME > NOTÍCIAS > Alunas de 13 anos do RS vencem concurso nacional de astronomia
Alunas de 13 anos do RS vencem concurso nacional de astronomia

Alunas de 13 anos do RS vencem concurso nacional de astronomia

Ana Vitória Foletto Lasch e Emanuela da Silva Foletto têm 13 anos e são alunas do 8º ano da Sociedade Educacional Três de Maio. Moradoras da cidade na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, as meninas deixaram outros 561 estudantes de todo o país para trás e foram vencedoras de um concurso de astronomia promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

As jovens foram desafiadas pela professora a participar do concurso e escolheram a Galáxia NGC 2207. “A gente achou interessante porque essa é uma galáxia que não dá pra ver sozinha. Ela um dia vai colidir com a Galáxia IC 2163 e vai se transformar em outra”, diz Ana Vitória sobre a escolha.

Emanuela, sua parceira de trabalho, também vibra com a vitória. “Achei bem interessante fazer o trabalho. Nunca tinha me interessado por galáxias. Quando começamos a pesquisar vimos que é uma coisa muito grande”, afirma.

O concurso “Escolha um Objeto Astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR” vai premiar as vencedoras e a professora Lilian Maria Christmann Stoll, que promoveu o trabalho escolar, com uma visita ao Observatório do Pico dos Dias, em Brasópolis, Minas Gerais. A escola das meninas também receberá uma visita de pesquisadores do LNA e uma palestra sobre as atividades realizadas nos laboratórios e objetos astronômicos escolhidos.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas