Portal Verdes Pampas

Alunas de 13 anos do RS vencem concurso nacional de astronomia

Ana Vitória Foletto Lasch e Emanuela da Silva Foletto têm 13 anos e são alunas do 8º ano da Sociedade Educacional Três de Maio. Moradoras da cidade na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, as meninas deixaram outros 561 estudantes de todo o país para trás e foram vencedoras de um concurso de astronomia promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

As jovens foram desafiadas pela professora a participar do concurso e escolheram a Galáxia NGC 2207. “A gente achou interessante porque essa é uma galáxia que não dá pra ver sozinha. Ela um dia vai colidir com a Galáxia IC 2163 e vai se transformar em outra”, diz Ana Vitória sobre a escolha.

Emanuela, sua parceira de trabalho, também vibra com a vitória. “Achei bem interessante fazer o trabalho. Nunca tinha me interessado por galáxias. Quando começamos a pesquisar vimos que é uma coisa muito grande”, afirma.

O concurso “Escolha um Objeto Astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR” vai premiar as vencedoras e a professora Lilian Maria Christmann Stoll, que promoveu o trabalho escolar, com uma visita ao Observatório do Pico dos Dias, em Brasópolis, Minas Gerais. A escola das meninas também receberá uma visita de pesquisadores do LNA e uma palestra sobre as atividades realizadas nos laboratórios e objetos astronômicos escolhidos.

Fonte: G1