HOME > DESTAQUES > Apreensão de drogas no RS passaram de 11 toneladas em 2017
Apreensão de drogas no RS passaram de 11 toneladas em 2017

Apreensão de drogas no RS passaram de 11 toneladas em 2017

O ano de 2017 foi marcado por grandes apreensões de drogas por parte da Polícia Civil e de outras forças policiais do Rio Grande do Sul. Segundo dados do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), mais de 11,2 toneladas de entorpecentes foram apreendidos. A informação diz respeito à maconha, cocaína, crack e haxixe.

O montante é 7% maior que a quantidade recolhida em 2016. Além disso, mais de 18 mil comprimidos de ecstasy e oito mil pontos de LSD foram retirados das ruas, um aumento de 26% e 67%, respectivamente. As drogas foram incineradas em três ações que ocorreram em abril, junho e outubro.

Para o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, o crescimento nas apreensões se justifica pela intensificação das ações das polícias e pelo reforço no efetivo. “Retirar de circulação essa grande quantidade de substâncias ilícitas impacta diretamente na segurança da população, pois é comprovado que o tráfico de drogas é uma das principais causas de crimes de homicídios, roubos e furtos”, afirmou.

Em 2017, foram 296 operações desencadeadas pela Polícia Civil, sendo 32 especiais do Denarc. Um dos destaques foi a Operação Pura, que ocorreu em dezembro de 2017 e resultou na apreensão de 45 quilos de cocaína em Novo Hamburgo, a maior quantidade apreendida no ano. Em junho, a Operação Rosa dos Ventos possibilitou o recolhimento de uma tonelada de maconha, em Eldorado do Sul e, em março, também foram recolhidos 300 pontos de LSD, em Gravataí.

 

Fonte: Correio do Povo / Foto: Divulgação/Receita Federal

 

Comente

Seu email não será exibido. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Ir para o topo da página