HOME > DESTAQUES > Audiência Pública discute a Ferrovia Norte-Sul
Audiência Pública discute a Ferrovia Norte-Sul

Audiência Pública discute a Ferrovia Norte-Sul

No dia 6 de dezembro aconteceu em Santa Maria uma audiência pública da Ferrosul para discutir a Ferrovia Norte-Sul. O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria.  Além de lideranças das regiões Centro, Missões, Fronteira Oeste e Alto Jacuí, também estiveram presentes na audiência representantes da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias e da STE Engenharia.

A Valec, vinculada ao governo federal, e a STE, empresa privada contratada, são responsáveis pelos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental que servirão de base para a definição do traçado da ferrovia a ser definido até abril de 2014. Posteriormente será realizada a licitação do projeto técnico da obra. A ferrovia englobará a área centro-sul da bacia hidrográfica do Rio Uruguai, uma importante obra que proporcionará a redução nos custos com manutenção das rodovias, no consumo de combustíveis e nos índices de acidentes nas estradas.

O prefeito de Jaguari e atual presidente da Associação dos Municípios da Região Centro – AMCentro, João Mário Cristofari, destaca como fundamental que a ferrovia contemple a região central. Segundo ele, isso possibilitaria o incremento no escoamento da produção agrícola, diminuindo custos ao produtor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas