Portal Verdes Pampas

Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro ao STF

Em entrevista na manhã de ontem, domingo (12), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende indicar o Ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, para a próxima vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). 

— A primeira vaga que for aberta será dele (Moro) — disse o presidente, em entrevista à Rádio Bandeirantes. 

Bolsonaro mencionou que a indicação é um compromisso que ele tem com o ministro:

— Se Deus quiser nós cumpriremos esse compromisso. O Brasil inteiro vai aplaudir — emendou.

No mês passado, em entrevista a um jornal português, Moro disse que a nomeação para a Suprema Corte “seria como ganhar na loteria”.

Pelo critério que determina aposentadoria compulsória aos 75 anos dos ministros do Supremo, as próximas vagas abertas serão as de Celso de Mello, em novembro de 2020, e Marco Aurélio Mello, em julho de 2021.

Quando aceitou o convite de Bolsonaro para comandar a pasta da Justiça e Segurança, em novembro de 2018, Moro disse que a indicação para o STF não foi estabelecida como uma condição para ingressar no governo Bolsonaro.

— Jamais procuraria o presidente e estabeleceria condições para assumir um cargo público. No que se refere ao STF, não existe uma vaga no momento. Não acho muito apropriada a discussão a respeito de uma vaga no Supremo atualmente. Tenho um grande apreço, grande respeito pelo ministro Celso de Mello, acho um dos grandes magistrados do Supremo Tribunal Federal, mas não me sinto confortável em discutir isso especificamente. Quando no futuro surgirem vagas, isso precisa ser discutido em um segundo contexto — afirmou Moro, na ocasião.