HOME > CIÊNCIA E SAÚDE > Câmeras registram queda de meteoro de magnitude elevada em Taquara
Câmeras registram queda de meteoro de magnitude elevada em Taquara

Câmeras registram queda de meteoro de magnitude elevada em Taquara

Câmeras instaladas em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registram a queda de um meteoro de magnitude elevada na madrugada deste domingo (27).

De acordo com o pós-doutor em Engenharia e diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), professor Carlos Fernando Jung, responsável pela captura das imagens, o objeto tinha magnitude de -9.7, e teria explodido sobre a fronteira do estado com o Uruguai por volta das 00h57.

As medidas e a velocidade não podem ser estimadas por conta de apenas uma câmera ter registrado o bólido. Segundo Jung, bólido é o nome dado ao meteoro quando ocorre a explosão. São meteoros que possuem uma magnitude igual ou superior a -4 e forma de uma “bola”, daí vem o nome popular de “bola de fogo”.

Não é a primeira vez que esse tipo de fenômeno acontece no estado neste ano. Segundo Jung, a falta de dados impossibilita a associação dos acontecimentos a algum asteroide ou cometa que tenha passado.

“Estes registrados não causaram danos. Mas, obviamente caso venham a cair em solo podem resultar em danos”, explica o professor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas