HOME > CIÊNCIA E SAÚDE > Campanha de vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira no RS
Campanha de vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira  no RS

Campanha de vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira no RS

Teve início nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, promovida pelo Ministério da Saúde. Nesta nova etapa, o foco são crianças e adolescentes com idades entre 5 e 19 anos. Para o Rio Grande do Sul foram disponibilizadas cerca de 300 mil doses da vacina.

Referência na última etapa da campanha, que priorizou crianças acima de seis meses a menos de cinco anos, com imunização de 100% desta faixa etária no estado, a secretaria de saúde do Rio Grande do Sul quer repetir o sucesso vacinando cerca de 95% da população jovem sul rio-grandense, conforme explica a especialista em Saúde do Núcleo de Doenças Respiratórias do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Juliana Patzer.

“A maior parte dos casos no Rio Grande do Sul, então quase 60% dos casos, são de adolescentes e jovens, de 15 a 29 anos, que é uma faixa etária que muitas vezes não é tão simples a cobertura vacinal, porque criança o pai leva no hospital, então o adolescente, adulto e jovem é uma situação um pouco mais complicada. Então peço atenção para esse público, que os pais tenham uma conversa da importância dessa vacina, porque é um público que vem sendo bastante atingido pela doença”.

A ação do Ministério da Saúde é sequência das outras duas campanhas do ano passado. Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Procure uma unidade de saúde e leve a caderneta de vacinação.

Atenção:  quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se vacinar novamente. Movimento Vacina Brasil. Mais proteção para sua família. Acesse saude.gov.br/vacinabrasil e saiba mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas