HOME > DESTAQUES > Cidade da Guatemala aciona alerta vermelho por erupção do Vulcão de Fogo
Cidade da Guatemala aciona alerta vermelho por erupção do Vulcão de Fogo

Cidade da Guatemala aciona alerta vermelho por erupção do Vulcão de Fogo

As autoridades na Guatemala declararam nesta segunda-feira (19) alerta vermelho por uma nova erupção do Vulcão de Fogo, o que significa que uma grande erupção vulcânica pode ocorrer.

O alerta foi declarado no município de Escuintla depois que o vulcão iniciou no domingo a quinta fase eruptiva do ano, com lavas e colunas de cinzas, informou a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

De acordo com o Instituto de Vulcanologia, a coluna de cinzas supera mais de 1.000 metros sobre a cratera.

Um total de 214 moradores, a maioria de Escuintla, foram levados para áreas seguras, número que deve aumentar nas próximas horas.

Os apelos de retirada provisória afetam quase 2.000 pessoas de pelo menos 10 comunidades dos departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltengo, próximas do vulcão de 3.763 metros de altura e que fica 35 km ao sudoeste da Cidade da Guatemala.

Erupções anteriores

A quarta fase eruptiva do vulcão de Fogo foi registrada entre 6 e 9 de novembro, sem vítimas nem danos.

No último 3 de junho o vulcão teve uma potente erupção que provocou uma avalanche de material ardente que devastou a comunidade San Miguel Los Lotes, deixando 194 mortos e 234 desaparecidos.

Junto com o Vulcão de Fogo, também permanecem ativos na Guatemala os vulcões Pacaya, 20 km ao sul da capital, e o Santiaguito, 117 km ao oeste, que aumentaram sua atividade mas sem entrar em fase eruptiva.

Fonte: G1 / Foto: Moises Castillo/AP Photo

LEIA MAIS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas