HOME > TECNOLOGIA > Colocou anúncio em site de vendas? Cuidado com golpe que clona conta do WhatsApp;
Colocou anúncio em site de vendas? Cuidado com golpe que clona conta do WhatsApp;

Colocou anúncio em site de vendas? Cuidado com golpe que clona conta do WhatsApp;

Quem colocou algum anúncio em sites de vendas como OLX, WebMotors e ZapImóveis pode estar exposto a um novo golpe de clonagem de conta do WhatsApp. O alerta foi emitido pela empresa Kaspersky Lab, especializada em proteção antivírus e produção de softwares de segurança de internet, que afirmou ter identificado um aumento nos relatos das vítimas que tiveram suas contas no aplicativo roubadas.

De acordo com a nota emitida pela empresa, o golpe é feito a partir de um esquema simples, em que os hackers monitoram as plataformas de venda atrás de informações das pessoas que criaram os anúncios. Com os dados na mão — como o número de telefone —, os criminosos entram em contato com a vítima fazendo-se passar por representantes da plataforma de vendas, alegando algum problema com o anúncio. 

Em seguida, pedem para que lhes seja enviada uma mensagem com um código recebido no telefone do anunciante no momento em que tentam utilizar o número em outro aparelho. A partir disso, a conta é clonada e o fraudador tem acesso livre às conversas da vítima, usando-a para entrar em contato com parentes e amigos e solicitar depósitos em contas.

Na última semana, o WhatsApp anunciou novas medidas de segurança para proteger seus usuários. Quando alguém tenta utilizar o aplicativo com o número de celular de outra pessoa, um código de verificação é enviado ao dono do telefone. Como medida de segurança, a mensagem, composta por seis dígitos de verificação, conta, agora, com um alerta, pedindo para que o código não seja compartilhado com ninguém.

O alerta tem como objetivo chamar a atenção do usuário para a segurança daquela informação. Até o momento, a mudança foi implementada apenas para usuários do Android, mas deve chegar em breve ao sistema iOS.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas