HOME > HOJE NA HISTÓRIA > Hoje na História: 22 de abril
Hoje na História: 22 de abril

Hoje na História: 22 de abril

Dia do Descobrimento do Brasil
Dia Mundial da Terra

22 de abril é o 112.º dia do ano no calendário gregoriano, faltam 253 dias para acabar o ano.

1500 – No dia 22 de abril de 1500 a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao território batizado de Vera Cruz pelos portugueses e onde hoje se encontra o Brasil.

Por um longo tempo foi usado o termo “descoberta do Brasil” em uma visão eurocêntrica. Contudo, essas terras antes já eram habitadas por vários povos indígenas. Estima-se que cinco milhões de indígenas se espalhavam pelo litoral brasileiro em 1500. No dia da chegada de Cabral, os portugueses ancoraram em frente a um monte, batizado de Pascoal, no litoral sul de onde hoje está a Bahia. Antes de seguir viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam no Brasil até o dia 2 de maio para tomar posse da terra “em nome de d. Manuel I e de Jesus Cristo”. Do dia da chegada dos portugueses, apenas três depoimentos ainda estão disponíveis atualmente. O mais detalhado deles é a “Carta de Achamento do Brasil”, de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada. No dia seguinte à chegada dos portugueses, ocorreu o primeiro encontro entre os navegadores e os indígenas.

1945 – Em 22 de abril de 1945, Adolf Hitler, informado por um de seus generais de que as forças alemãs não ofereceram resistência ao ataque russo em Ebesrwalde, admite a todos em seu bunker que a guerra foi perdida e que o suicídio era a única saída. E como confirmação de sua avaliação, o exército soviético chega a Treuenbrietzen, a 65 quilômetros do sudoeste de Berlim, liberta um campo de prisioneiros de guerra e solta, entre outros, o comandante norueguês Otto Ruge.

Na ocasião, Hitler já estava refugiado em seu bunker desde janeiro daquele ano. Ele e sua companheira, Eva Braun, teriam cometido suicídio no local no dia 29 de abril de 1945. A morte dele sempre esteve envolta em dúvidas. Muita gente acredita que, na verdade, o líder nazista escapou para a América do Sul. Recentemente, cientistas rebateram essa tese. Eles afirmaram que a análise de DNA de uma mandíbula encontrada no bunker comprova o suicídio. 

1982 – Nasce o jogador e ídolo do futebol Kaká.

1994 – Há 25 anos, morreu o ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, que renunciou após o escândalo de espionagem conhecido como Watergate.

2008 – Um terremoto de 5,2 graus na escala Richter atingiu as regiões Sudeste e Sul do Brasil. O fenômeno durou três segundos, e o tremor foi um dos sete maiores em magnitude já registrados por sismógrafos no país.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas