HOME > DESTAQUES > Inmet alerta para risco de temporais nesta quinta-feira
Inmet alerta para risco de temporais nesta quinta-feira

Inmet alerta para risco de temporais nesta quinta-feira

A chuva ainda não deve dar trégua para o Rio Grande do Sul. A combinação de calor e umidade deve causar instabilidade na quinta-feira (20), com risco para rajadas de vento de 70km/h e queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestades com acumulados entre 50 e 100 mm, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Os maiores acumulados estão previstos para o Sul e o Oeste.

— Ao longo dos últimos dias, diversos fenômenos causaram o predomínio das instabilidades no Estado. Na quinta, teremos a ação de um corredor de umidade vindo da Amazônia e dos vento nas camadas mais altas da atmosfera — explica o meteorologista da Somar Fábio Luengo. 

Inmet / Reprodução
Aviso tem início às 5h de quinta-feiraInmet / Reprodução

No Oeste e no Sul, as precipitações devem acontecer já no amanhecer, espalhando-se pelas demais regiões ao longo da manhã. Mesmo com a instabilidade, o sol aparece entre nuvens durante a tarde e, com isso, a temperatura sobe. A mínima, de 16ºC, está prevista em Vacaria e São José dos Ausentes, na Serra, e a máxima, de 33ºC, em Santa Rosa, na Noroeste. As pancadas são fortes, mas pontuais ao longo do dia. 

Instabilidade se mantém 

Na sexta-feira (21), a chuva continua afetando o Estado, mas de forma mais fraca. O calor ainda predomina na maioria das regiões, mas a sensação de abafamento diminui. No fim de semana, a instabilidade migra para Santa Catarina, diminuindo a chuva no Rio Grande do Sul. Pancadas fracas e isoladas são esperadas na Serra e na Região Metropolitana no sábado (22). No domingo (23), o tempo firme predomina em todo o Estado. 

Na segunda-feira (24), véspera de Natal, a previsão é de sol e o calor em todo o Estado. Apenas no Leste que chuva fraca e isolada pode ser registrada. Na terça (25), o tempo deve se manter firme no Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas