HOME > DESTAQUES > Laudos confirmam foco de aranha viúva-negra em São Pedro do Sul
Laudos confirmam foco de aranha viúva-negra em São Pedro do Sul

Laudos confirmam foco de aranha viúva-negra em São Pedro do Sul

Conforme laudo feito pelo Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT), as aranhas encontradas nas localidades de Poço Redondo, Cerro Claro e Rincão dos Diesel, interior de São Pedro do Sul, no final de 2013 e enviadas para análise, foram identificadas como sendo da espécie Latrodectus mirabilis, conhecida popularmente como Viúva-negra.

Estas aranhas possuem coloração escura com desenhos vermelhos no abdômen. Vivem em ambientes rurais, ao ar livre, ao nível do solo ou em vegetação rasteira. Em São Pedro do Sul, a espécie foi localizada principalmente na cultura de fumo, em lavouras e galpões de depósito.

A viúva-negra não é agressiva, pica apenas quando é comprimida contra o corpo, no entanto, pode ser fatal. Os acidentes provocados por estas aranhas são caracterizados por dor no local da picada, dor nos membros inferiores, tremores e contraturas, dor abdominal, sudorese, agitação, alterações cardíacas e hipertensão. Em caso de intoxicação, a orientação é entrar em contato com o Centro de Informação Toxicológica pelo 0800 721 3000.

Além da Latrodectus mirabilis, também foram identificadas exemplares da Scytodes fusca e da Nesticodes rufipes, que não apresentam risco. Para evitar a aproximação de aracnídeos, é recomendável manter os pátios das residências limpos e a grama aparada, evitando acúmulo de entulho e lixo. Também é indicado vedar as soleiras das portas com saquinhos de areia ou com borracha, colocar telas nas portas, janelas e ralos.

 Foto: arachnoboards.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas