HOME > AGRONOTÍCIAS > Produção agrícola deverá bater novo recorde em 2020 impulsionada pela soja, diz IBGE
Produção agrícola deverá bater novo recorde em 2020 impulsionada pela soja, diz IBGE

Produção agrícola deverá bater novo recorde em 2020 impulsionada pela soja, diz IBGE

A safra agrícola brasileira deverá renovar o recorde conquistado no ano passado, chegando a 246,7 milhões de toneladas, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa uma alta de 2,2% em relação a 2019.

A estimativa é de recorde também na produção de soja, com alta de 8,7% em relação a 2019, totalizando 123,3 milhões de toneladas, e na safra de algodão, com aumento de 1,6%, chegando a 7 milhões de toneladas.

Segundo o IBGE, a produção de soja deve representar metade do volume de toda produção nacional de grãos em 2020.

Soja, milho e arroz são os três principais produtos, que, somados, representaram 93,2% da estimativa da produção e responderam por 87,2% da área a ser colhida.

Em relação ao ano anterior, houve acréscimos de 1,3% na área do milho, de 2,4% na área da soja e declínio de 2,5% na área de arroz. Preços favoráveis ao produtor vêm incentivando o cultivo do milho e da soja.

“Os preços dessas commodities tiveram um incremento nos últimos meses de 2019, estando bons tanto no mercado interno quanto no externo, o que torna atraente o cultivo desses grãos”, comentou em nota o gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes.

O IBGE leva em conta o que foi produzido durante os 12 meses do ano. Diferentemente do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que considera o calendário de safra, que começa em julho e termina junho do ano seguinte.

Fonte: G1 || Foto: Anderson Viegas/G1 MS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas