HOME > DESTAQUES > Segurado do INSS que não comprovar vida e renovar senha ficará sem benefício
Segurado do INSS que não comprovar vida e renovar senha ficará sem benefício

Segurado do INSS que não comprovar vida e renovar senha ficará sem benefício

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem procurar a agência bancária onde recebem o benefício para comprovar que estão vivos e renovar senha. Quem não fizer, terá o benefício bloqueado pela Previdência Social. Os bancos têm até o dia 28 de fevereiro para finalizar o processo de comprovação de vida e renovação de senha dos beneficiários que recebem por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético.

As mudanças estão sendo implementadas pelas instituições financeiras pagadoras de benefícios desde maio de 2012. Segundo o INSS, ao ser convocado, o beneficiário deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, Carteira de Trabalho, carteira de habilitação).

Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o segurado pode fazer a prova de vida por procuração, desde que o procurador seja devidamente cadastrado no INSS. Os segurados que residem no exterior também podem apresentar a comprovação por meio de um procurador cadastrado no INSS ou documento emitido por consulado. As dúvidas odem ser esclarecidas pelo telefone 135.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que a prova de vida tem o objetivo de combater fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios.

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas