HOME > CIÊNCIA E SAÚDE > Ser muito gordo ou muito magro ‘pode custar 4 anos de vida’, aponta estudo
Ser muito gordo ou muito magro ‘pode custar 4 anos de vida’, aponta estudo

Ser muito gordo ou muito magro ‘pode custar 4 anos de vida’, aponta estudo

Estar acima ou abaixo do peso pode reduzir em quatro anos a expectativa de vida, segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet Diabetes e Endocrinology.

A pesquisa, uma das mais abrangentes do tipo, envolveu quase 2 milhões de pessoas que estavam registradas no sistema de saúde do Reino Unido.

Os pesquisadores descobriram que, a partir dos 40 anos, quem está dentro da faixa de Índice de Massa Corporal (IMC) saudável apresenta menor risco de morte.

As pessoas que estão nas extremidades superiores ou inferiores da escala do IMC, por sua vez, tinham chances maiores de viverem menos.

O IMC é calculado divindo o peso pela altura ao quadrado.

Para adultos, o IMC “saudável” varia entre 18,5 e 25.

A maioria dos médicos diz que é esse é o melhor método para descobrir se alguém é obeso, uma vez que é preciso e simples de medir.

‘Nível ideal’

O estudo mostrou que a expectativa de vida de homens e mulheres obesos era 4,2 anos e 3,5 anos mais curta, respectivamente, do que de quem estava dentro da faixa de peso saudável do IMC.

Para quem estava abaixo peso, a diferença registrada foi de 4,3 anos (homens) e 4,5 anos (mulheres) anos.

O IMC foi associado a praticamente todos os tipos de causa de morte por doença – incluindo câncer, problemas cardiovasculares e doenças respiratórias.

Pessoas com IMC distante do 'ideal', tanto para baixo quanto para cima, têm maior risco de morte, segundo estudo — Foto: Thought Catalog/Unsplash
Pessoas com IMC distante do ‘ideal’, tanto para baixo quanto para cima, têm maior risco de morte, segundo estudo — Foto: Thought Catalog/Unsplash

No entanto, nem todos que estavam na categoria saudável apresentaram um risco menor de desenvolver doenças, de acordo com o autor do artigo, Krishnan Bhaskaran.

Fonte: Bem Estar / Foto: Pixabay

Comente

Seu email não será exibido. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Ir para o topo da página