HOME > NOTÍCIAS > SUS terá teste rápido para AIDS

SUS terá teste rápido para AIDS

O Ministério da Saúde anunciou que o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer um novo tipo de teste rápido para AIDS em 2014. O teste, que é novidade no Brasil, é feito por meio de fluido oral.

Inicialmente, o teste será usado a partir de março por 40 organizações não governamentais (ONGs) parceiras do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. No segundo semestre, o diagnóstico rápido será oferecido na rede do SUS.

Na primeira etapa, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua terão prioridade para fazer o teste. O kit está sendo produzido pelo laboratório Bio-Manguinhos/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O fluido do teste oral é extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio da haste coletora e o resultado sai em até 30 minutos. Por isso, para realizar o teste, é preciso que a pessoa evite ingerir alimento ou bebida, fume ou inale qualquer substância, escove os dentes e use antisséptico bucal nos 30 minutos anteriores. Também é preciso retirar o batom e evitar atividade oral que deixe resíduo.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas