HOME > DESTAQUES > Verão começa com alerta de temporal e rajadas de vento de até 100 km/h
Verão começa com alerta de temporal e rajadas de vento de até 100 km/h

Verão começa com alerta de temporal e rajadas de vento de até 100 km/h

O verão começa nesta sexta-feira (21) com risco de temporais no Rio Grande do Sul. É o que ressalta o aviso publicado nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuva intensa, granizo e vento forte, com rajadas de até 100 km/h, em todas as regiões. Na Metade Sul, no Leste e na Fronteira Oeste, tempestades podem ser registradas ainda nesta quinta.

Segundo a Somar Meteorologia, a instabilidade se deve à circulação de ventos em altitude e à influência de uma área de baixa pressão na costa gaúcha, o que pode ocasionar chuva a qualquer hora do dia na sexta. O tempo fica fechado em todas as regiões, que terão precipitações intercaladas com períodos de céu nublado. 

Muita água a caminho

Nesta quinta, o volume de chuva chegou a ultrapassar a marca de 100mm na Região Central. Em Santa Maria, choveu 100,4mm em um intervalo de oito horas. Os maiores acumulados ocorreram em São Vicente do Sul, que atingiu 111mm – 80mm só no período da tarde. 

Com toda essa água, as cidades gaúchas devem ter um alívio nos termômetros, depois de vários dias com tempo abafado. Na maioria das regiões, a temperatura fica entre 20°C e 26°C na sexta. Mas ainda faz calor em algumas cidades. Quaraí, na Campanha, pode marcar 29°C. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e Tramandaí, no Litoral Norte, os termômetros devem registrar 28°C à tarde. 

A máxima desta sexta-feira é esperada em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, com 31°C. Já a mínima está prevista para Vacaria, na Serra, que deve marcar 16°C nas primeiras horas do dia. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir para o topo da página
Pular para a barra de ferramentas